10

Dia dos Namorados ♥

O Dia dos Namorados ou dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.

Senta que lá vem a história...

A história do dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.
Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade. #cruzes!

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o the Valentine's day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro!





10 recados! :

Suzala Moura

Samia, adorei saber a história do Dia dos Namorados...menina, nunca tinha me tocado que aqui é 12 de junho por conta de Santo Antônio...legal saber...beijos
http://diariodasuu.blogspot.com.br

Ana Carolina

Ai que fooofo, adorei! haha

Beijoos!
http://simplesglamour.blogspot.com/

Liege Karina

Aqui no nordeste, a maioria das pessoas conhecem a razão da data ser no Dia de Santo Antônio, mas poucos sabem da inspiração de São Valentim. Adorei conhecer.
Beijo

dicasebijoux.blogspot.com

Mariana Araújo

Dia dos namorados é uma data mt importante para os apaixonados, mas temos que cuidar, tratar bem, presetear, amar, todos os dias *-*

http://belezapuraonline.blogspot.com.br

Patrícia

Samia, que amor de postagem, lindo, lindo...ahhh o amor....
Menina vc some aparece e não avisa! Ahaammm , aí, ai...:))
Beijos e beijos pra vc!

nany

Samia, amei a postagem... Gostei de saber do dia de são Valentim.
Saudades de vim aqui lhe visitar !!!
beijinhos

Bruna

Nossa, que postagem linda *-* adorei! é mt legal saber do dia de sao valentim mesmo hihi /<3

bom dia p vc flor!! <3

beijos,
bnascimentooo.net.tc

nany

eu já passei aqui antes, agora só mesmo para desejar um final de semana incrível..
beijão lindona!!!

obs: saudade de você,por aqui!!

Lorena Viana,

Amiga... não estou conseguindo acessar seu outro cantinho! Está com algum problema?
Beijinhos de muito afeto.
Lorena Viana

Prof Rosi Oliveira

GOSTEI DO SEU BLOG E TENHO UM ARTIGO PARA VOCÊ

Olá Tudo Bem? Primeiro! Quero me apresentar sou a Professora Rosimeire F. Oliveira
A minha especialidade é falar sobre Saúde, Bem Estar e Emagrecimento.

Escrevo atualmente para o Beleza Blog (beleza.blog.br).
Achei muito interessante o seu blog, gostaria de contribuir com um artigo de minha autoria,
o texto é totalmente gratuito e o assunto é mais relacionado ao seu blog.

Será um artigo atraente e atualmente muito buscado pelo público.

Para divulgação do meu trabalho o que necessito é um link dentro do artigo.
Se você aceitar publicar o artigo eu divulgo (grátis) na nossa rede que soma mais de 2 milhões de visualizações.

Entre em contato comigo por e-mail prof.rosioliveira@gmail.com

Me solicite um artigo para avaliação e um plano de divulgação.

Gostaria de fazer parte do seu blog através desse artigo!

Aguardo sua resposta e estou a sua disposição! Atenciosamente,
Professora Rosi Feliciano Oliveira

Novo Comentário

>> Por favor, tenha um mínimo de CONSIDERAÇÃO com o blogueiro, e ao menos LEIA o post antes de comentar, ok? Obrigada pela visita! ♥