10

Dia dos Namorados ♥

O Dia dos Namorados ou dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.

Senta que lá vem a história...

A história do dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.
Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade. #cruzes!

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o the Valentine's day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro!





10 recados! :

Anônimo

Samia, adorei saber a história do Dia dos Namorados...menina, nunca tinha me tocado que aqui é 12 de junho por conta de Santo Antônio...legal saber...beijos
http://diariodasuu.blogspot.com.br

Simples Glamour

Ai que fooofo, adorei! haha

Beijoos!
http://simplesglamour.blogspot.com/

Liege Karina

Aqui no nordeste, a maioria das pessoas conhecem a razão da data ser no Dia de Santo Antônio, mas poucos sabem da inspiração de São Valentim. Adorei conhecer.
Beijo

dicasebijoux.blogspot.com

Mariana Araújo

Dia dos namorados é uma data mt importante para os apaixonados, mas temos que cuidar, tratar bem, presetear, amar, todos os dias *-*

http://belezapuraonline.blogspot.com.br

Patrícia

Samia, que amor de postagem, lindo, lindo...ahhh o amor....
Menina vc some aparece e não avisa! Ahaammm , aí, ai...:))
Beijos e beijos pra vc!

Unknown

Samia, amei a postagem... Gostei de saber do dia de são Valentim.
Saudades de vim aqui lhe visitar !!!
beijinhos

Anônimo

Nossa, que postagem linda *-* adorei! é mt legal saber do dia de sao valentim mesmo hihi /<3

bom dia p vc flor!! <3

beijos,
bnascimentooo.net.tc

Unknown

eu já passei aqui antes, agora só mesmo para desejar um final de semana incrível..
beijão lindona!!!

obs: saudade de você,por aqui!!

Anônimo

Amiga... não estou conseguindo acessar seu outro cantinho! Está com algum problema?
Beijinhos de muito afeto.
Lorena Viana

Rosi Feliciano

GOSTEI DO SEU BLOG E TENHO UM ARTIGO PARA VOCÊ

Olá Tudo Bem? Primeiro! Quero me apresentar sou a Professora Rosimeire F. Oliveira
A minha especialidade é falar sobre Saúde, Bem Estar e Emagrecimento.

Escrevo atualmente para o Beleza Blog (beleza.blog.br).
Achei muito interessante o seu blog, gostaria de contribuir com um artigo de minha autoria,
o texto é totalmente gratuito e o assunto é mais relacionado ao seu blog.

Será um artigo atraente e atualmente muito buscado pelo público.

Para divulgação do meu trabalho o que necessito é um link dentro do artigo.
Se você aceitar publicar o artigo eu divulgo (grátis) na nossa rede que soma mais de 2 milhões de visualizações.

Entre em contato comigo por e-mail prof.rosioliveira@gmail.com

Me solicite um artigo para avaliação e um plano de divulgação.

Gostaria de fazer parte do seu blog através desse artigo!

Aguardo sua resposta e estou a sua disposição! Atenciosamente,
Professora Rosi Feliciano Oliveira

Novo Comentário

>> Por favor, tenha um mínimo de CONSIDERAÇÃO com o blogueiro, e ao menos LEIA o post antes de comentar, ok? Obrigada pela visita! ♥