42

Cuidando dos cabelos!

E aí gente bonita, tudo em cima? Aqui em Fortaleza está uma bela segunda-feira de muita chuva e um climinha pra lá de frio (25ºC), bom demais pra quem vive derretendo! Mas como nem tudo é perfeito, sofri aquela "lambança" que todo ser desprovido de carro sofre: Andar na rua debaixo de chuva! Ah, como seria perfeito passar o dia inteiro na cama em tempos assim, né?

Falando desse clima de chuva, reparei que meu cabelo tá uma coisa, parecendo que levei um choque! Meio seco e todo arrepiado mesmo, affe! Pensando nisso, resolvi falar sobre eles no post de hoje!

Bom, pra começar, vou contar pra vocês um segredinho meu: Eu costumo usar várias marcas de shampoo/condicionador diferentes! Nunca me prendo a uma marca por muito tempo, por mais maravilhoso que seja. Em poucas palavras, estou sempre variando mesmo! #alok

Tenho essa mania desde adolescente, quando li em uma revista que colecionava, sobre os cuidados com nosso cabelo, e em determinada parte do artigo dizia que não é bom acostumarmos os fios com um único tipo de shampoo/condicionador por muito tempo, que o ideal era mudar pelo menos uma vez por mês. E por conta disso, acabei foi criando a mania de ter vários tipos de shampoo/condicionador em casa, hehe!



Os produtos que estou usando no momento, são:

Nutrity - Le Cliqué (Restaurador de pH neutro)
Nativa SPA ameixa - O Boticário (Restauração dos fios)
Semí Di Líno diamante - AlfaParf (Color protection)
TRESemmé (Reconstrução e força)
Bio Restore - Corpo Dourado (Shampoo de limpeza profunda) uso antes da hidratação.
Herbier Leave-in - Le Cliqué (Estabilizador de pH)
Alta Moda é Hidratante - AlfaParf (Extra hidratação para cabelos ressecados)
Pantene Pro-V Hidratante - Pantene (Liso extremo)
Fluído Restaurador de pontas - Advance Techniques (Hidrabalance)

Hidratação sempre!

Uma coisa interessante sobre a hidratação, é que todo mundo (inclusive eu) tem mania de querer sempre a mais hidratante e a mais forte. Mas nem sempre é isso que o seu cabelo precisa! A hidratação só será boa se ela for na medida certa da necessidade e do tipo dos fios! Sabe quando você usa um produto pra hidratar o cabelo e sente ele seco, bem o contrário do que esperava? Pode ser que ele tenha sido demais para o seu tipo de cabelo, ou por conta do estado em que ele se encontra.

Cabelos sempre bonitos são fundamentais! Pois eles emolduram nosso rosto, embelezam, nos dão feminilidade e charme! E sim, cabelos podem ser poderosos! Podem ser sua arma em um jogo de sedução. E não importa se eles são lisos, cacheados, crespos, curtos, médios ou longos... o seu cabelo diz muito sobre você!

Mas e aí, como você tem tratado deles? Olha que cabelo bonito é cabelo saudável, certo?
Aqui umas dicas legais, que aprendi, e acho super válido repassar pra vocês:

Ao lavar os cabelos, é importante fazer movimentos circulares com a ponta dos dedos para que o shampoo possa penetrar em seu couro cabeludo e assim hidratar corretamente.

Seque seu cabelo em casa sempre! Visto que sair com os cabelos molhados podem atrair a poluição e deixar seu cabelo seco demais, além de pesados e desidratados, quem sabe não é esse seu problema?

Vai à piscina? Maravilha, mas não se esqueça de levar um hidratante para os cabelos e ainda com protetor UV, pois assim você oferece uma proteção contra a água, o cloro e contra o sol.

Nunca tente fazer você mesma seu horário de hidratação. Se a marca manda fazer 20 minutos, faça 20 minutos e não 5 minutos, combinado? Além disso, prefira os pentes de madeira, ou de dentes bem largos.

Enfim, toda mulher sabe (e alguns homens também!) que por mais cuidados que temos com a juba, estamos sempre expostos a ações externas que acabam com nossos fios! É chuva, vento, sol, mar, praia e piscina... é um complô que prejudica muito a estrutura dos fios, fazendo com que percam seu brilho natural. #dureza

Percebemos de longe um cabelo danificado, pois o cabelo fica com pouca elasticidade nos fios, visivelmente seco, sem brilho, frágil e com pontas duplas, além de quebradiços. Sem contar que o uso frequente de chapinha, secador e produtos químicos adiantam ainda mais o processo de danificação! Por isso o cuidado diário dos fios é super necessário!

Uma das opções para tratar os cabelos ressecados e danificados é através da hidratação capilar. Além de ser uma forma prática, pode ser realizada em casa ou no salão, com produtos caseiros ou cosméticos de sua preferência!

A lista de produtos bons para hidratação é longa, e mesmo assim não adianta muito eu citar as melhores que conheço, pois cada cabelo reage de uma forma diferente aos produtos. Um creme pode ser uma droga nos meus cabelos, e ótimo no seu. Sem contar que é bom sempre escolher o tipo mais adequado para seus fios! Mas nada que uma boa pesquisa não resolva, né?

Cuidados fio a fio!

Os cabelos longos costumam apresentar alguns problemas mais frequentes, como fios ressecados e pontas fragilizadas, que pode se dividir em duas ou mais vezes, pois existe até ponta quíntupla! #argh

Por isso, aliado a uma boa hidratação, nunca esqueça de passar um leave-in adequado para seu tipo de cabelo, visto que ele ajuda a manter a hidratação por mais tempo, e garante uma proteção mais duradoura contra as agressões do dia-a-dia!

O fio capilar é dividido em três partes: a medula, que se localiza no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, que se localiza no meio, trazendo força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo.

Quando o cabelo está saudável, essas três camadas são unidas e seladas através da proteína ceramida e da gordura natural dos fios. Sem elas, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e fraca. Com isso, os fios ficam sensíveis e podem começar a abrir no sentido do comprimento.

Quando o cabelo não é bem cuidado, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento, o calor, o sal, o abuso de tratamentos químicos e descolorantes, a utilização do secador e da chapinha contribuem bastante para o desgaste dos fios, resultando em pontas duplas, devido à falta de saúde dos fios.

Daí a importância de um tratamento e cuidado especial ao seu cabelo! Lembre-se de hidratar seus cabelos toda semana, ou a cada 15 dias, dependendo do estado de seus fios! E não seja inimiga da tesoura, apare suas as pontas de três em três meses, no máximo! Saiba que os cabelos sofrem envelhecimento e desgaste natural, por isso o corte freqüente é realmente necessário!

Mais uma coisinha que gostaria de lembrar para vocês, é que nenhum shampoo ou condicionador é capaz de acabar com as pontas duplas, eles podem apenas preveni-las! E a falta de lavagens deixa o cabelo com acúmulo de impurezas, tornando a raiz oleosa resultando no ressecamento das pontas. Ah, e lembrando que uma boa alimentação também contribui bastante para a saúde dos seus fios.

Informação nunca é demais, né?
Beijos e uma abençoada semana pra vocês!

42 recados! :

Raphaiola

Também já li sobre lavar as madeixas com shampoos e produtos diferentes sempre que possível! E também tenho esse hábito :)
Estou querendo muito a linha spa do O Boticário! Vi hoje em uma loja e me encantei apesar de achar bem salgado o preço!
Vc gostou da linha?

Um bjo
raphaiola.blogspot.com

July Santos

Oi! Eu sempre vou mudando shampoos e cremes para meu cabelo não "acostumar" e acabar o efeito! Adorei as indicações, nunca usei nenhum desses produtos :x

Te espero no by mirror! http://bymirror.blogspot.com/

Nanda Moreira

Flor, adorei o post.
Achei super bacana.
Eu também não gosto de me prender a uma marca de shampoo, condicionar e máscara hidratante não.
Sempre troco quando acaba.
Atualmente uso 3 tipos de shampoo e condicionar e 4 tipos de máscara.
Uso shampoo comum de uso diário (atualmente Dove Proteção da Cor), uso também a linha para tirar o amarelado do cabelo loiro da Haskell e a linha da L'Óreal Absolut Repair para cabelos mais danificados, e como faço luzes há quase 7 anos, para mim essa linha é importantíssima. Fora as máscaras de hidratação.
Eu antigamente tinha mania de colocar o creme nos cabelos e esquecer, e percebia que o cabelo ressacava ao invés de hidratar. Aí um dia meu cabeleireiro me disse que a gente tem que usar conforme é informado na embalagem. Aí comecei a usar certo e funcionou.
Mas realmente os cuidados com os cabelos são muito importantes e fundamentais.
Um cabelo mal cuidado te deixa totalmente pra baixo!
Cabelo é tudo!

Beijo grande!
viivabeleza.blogspot.com

vanessa

Linda,ameii o seu blog, lindo mesmo...
vc escreve muito bem,achei as dicas super legais..passarei sempre por aqui...

bjss

http://morenaborboletas.blogspot.com/

Lorena Viana,

Olá querida!
Cuidar das madeixas virou algo essencial pra mim. Tenho os cabelos mechados então já viu! Resseca facilmente... e como não gosto de viver na química, de secador e prancha, os meus cabelos vivi naturalmente, mostrando suas ondulações... O que resta fazer é muita hidratação. Não me prendo a marca de shampoo e nem de creme, se meu cabelo gostar o que importa.
Super importante o item da alimentação... há um tempo atrás minha alimentação era super irregular, resultado, meu cabelo ficou fraquinho, precisei fazer um tratamento! =/

Querida, acho que foi você que comentou no meu blogger com o nome de Rômulo Buson, havia seu link no comentário dele... enfim, tentei fazer passo a passo que pede na sua postagem, mas minha interfase é a nova e não sei como muda para velha! Você sabe?

Beijinhos!
Uma linda terça-feira.

nany

ameiiii as dicas, confesso que quase sempre uso o mesmo shampoo e condicionador e raro trocar, mais agora vou aderir a mês a mês mudar!!!

Lindona passando aqui para lhe dar um mimo que está lá em meu blog !!!
um selinho que fiz especialmente para seu blog beijocas!!!

momentoparaserlembrado.blogspot.com

Jessica Viégas

Flor, adoreiiii o post.
Ontem foi o terror mesmo aqui em Fortaleza, pensei que o céu ia desabar de tanta chuva. Hahaha;
Adorei saber quais são os seus produtinhos para o cabelo.
Beijos.

www.deliriosdeconsumista.com.br

Margareth Gervason

REALMENTE É IMPORTANTE CUIDAR DOS CABELOS.
QUANTOS PRODUTOS VC USA NO MOMENTO
ADOREI O POST
Boa terça
Beijos coloridos!

Sheyla

Quantos, hein!!
Também não posso dizer nada... uso vários produtos para hidratação.
Ah! A Keratina da Bio-restore é muito boa (vc postou aqui sobre o shampoo).

Adorei as dicas florzinha!

Bjos

mulherziceseafins.blogspot.com

Esmaltes da Cah

adorei saber os produtos que vc utiliza, estou usando o sh da Tresemme tambem e é excelente, estou amando^^
que legal flor, obrigada, a loja ta sem novidades ainda, pq estou com 2 caixinhas que estao demorando pra chegar, mas em breve estarei com mts novis^^
Beijinhos
Cah

Blog e Loja Virtual
www.esmaltesdacah.com
www.boutiquedacah.com.br

Ana Carolina

Adorei as dicas, haha. Eu uso os produtos da TresEmme e confesso que adoooro! Ótimo post! haha

Beijoos!
http://simplesglamour.blogspot.com/

Sabor Baunilha

Adorei as dicas! Confesso que só passei a cuidar do meu cabelo recentemente, antes era só shampoo e condicionador, penteava e saia! Hoje uso 818326 mil produtos, shampoo anti-resíduos, shampoo para reconstrução, shampoo desamarelizador... hahahaha!
E é verdade esse lance de que secar o cabelo em casa deixa o cabelo bem melhor e bem mais saudável, toda vez que seco o cabelo com secador (mesmo sem fazer escova), meus cabelos ficam bem mais bonitos do que quando saio com o cabelo molhado e deixo secar no tempo.
Estou doida pra usar os produtos da TresEmme, tenho visto boas críticas.

Adorei seu blog, o layout é lindo e o conteúdo, excelente! :)

Estou seguindo, ok?

Beijos,
www.sabordebaunilha.blogspot.com

Déborah-alana

Samia adorei as dicas, também tenho vários pordutos em casa, para mudar durante a semana no que usar :) eu uso o creme Alta moda igual ao seu, ele é ótimo no meu cabelo :) adorei todas suas dicas :* beijinhos flor

Milena Lima

Olá.
obrigada pela visita, já estou seguindo.

beijo.
milenalimamakeup.blogspot.com

Meia Noite e Quinze

Ótimas dicas, meu cabelo é loiro ondulado, ele é ressecado e dá muitos problemas, fica difícil para eu cuidar sozinha, ainda bem que tem blogs como o seu que sempre me ajuda. Obrigada. Beijo!
meianoiteequinze.tk

Sister

Lindeza, vim te desejar uma boa noite *-*

E aproveita pra te convidar á conhecer o meu grupo no face. É uma espécie de brechozinho ^^
http://www.facebook.com/groups/193331627439694/
Cheirinho!

@Haylla_bsb ♥

Ingrid Freire

adorei seu post, voce explicou tudo bem direitinho. To curiosa pra conhecer o tresseme, ja pedi uma amostra gratis para testar *-*
Ingrid Teles
www.feriadoparticular.com

Cléo de Lucca

Amei as dicas, meus cabelos voltaram um caco desse feriado!!!
Beijos
Cléo de Lucca
minhaamigamedisse.blogspot.com

Cores de Butterfly

nossa sâmia disse tudo neste post esta completo tb amo comprar produtos e hidratação e tudo adorei as dicas algumas não conhecia continue com post assim amei viu bjim geh
http://coresdebutterfly.blogspot.com/

Patrícia

Nossa Samia que postagem boa hein...eu as vezes faço progressiva , dicas mesmo que já saíbamos sempre é bom relembrar...eu tb tenho um mix de xampus e cremes, cuidados com cabelo nunca são demais,né?
Realmente 25o em Fortaleza é friiiio kkkkk
Bjim , bom passeio pra vc

Cereja n Pimenta

adoreiii as dicas, tbm estou usanndo o tressemmé e estou adorando!

Beijos

Kah

http://cerejanpimenta.wordpress.com

Aline Oliveira

Eu também sempre uso marcas diferentes
de produtos para cabelo..

Um beijo,
http://suavemalicia.blogspot.com/

Gi Gazoni

Ainnn q blog mais fofooo.. adoro trudo, amei o post.

Ja estou seguindo, Me visita

www.emporiokafashion.blogspot.com

Bjocas
Gi

Zapataria

Nossa, meu cabelo é mega seco e tenho que estar sempre cuidando e hidratando duas vezes por semana...Aff, haja bolso.
Dicas muito preciosas.
Um beijão!

http://zapatariabr.blogspot.com

Ana Carolina

Oii tudo bem?
bah quanta coisa tu usa, eu só uso o shampoo e condicionador da TRESemmé pra quem usa chapinha e escova, nem sei qual é o nome daquela linha.
Ai sabe que meu cabelo é muito danificado (pela chapinha, escova, definitiva), então eu queria saber alguma dica de shampoo, condicionador, máscara ou qualquer outra coisa que tu ache interessante, pra ele ficar mais forte :D
beijinhos

www.modasdacarol.blogspot.com

Valquíria

Cuidar do cabelo é algo que eu deveria fazer ¬¬'
kkkkkkkkkkkkkkk
Samia, a estrelinha que eu usei não é daquelas que veem no esmalte, ela vem só a estrelinha. Ta no kit que eu vou sortear. Pra vc entender melhor olhe as fotos aqui: http://amonailart.blogspot.com/2012/01/aewwwwww-para-alegrar-as-leitoras-do.html
Eu não tenho mt paciencia com essas do esmalte pq vc tem q ficar catando no vidrinho kkkkkkkkkkkk
Bjos!

Lorena Viana,

Querida eu acho que a caixa de verificação saiu do meu cantinho! Pelo menos quando escrevi não encontrei mais ela.
Fico grata por toda assistência e ajuda.
Lindos dias, repleto de aprendizagens!
Beijinhos carregado de afeto.
Lorena Viana
pequena-prendiz.blogspot.com

Dani Oliva - Blogs: BelezaF5| BF5 PROMO

tbm estou passando muitas coisas nos cabelos ultimamente. As pessoas acham que é muito e que acaba "poluindo" no bom sentido, os fios. Mas deve ser usado o produto se você tem necessidade! Não de alegre né?
Adorei seu post! Mas nenhum da sua lista estão nos meus. =(

Bjs
Dani <3

Beleza F5 | @belezaf5 | Novidades | Feed - Subscribe by Email | Sorteios ativos

✿ Luh - Blog Flor de Mulher ✿

Oie Samia minha Flor!!!
Você sempre com dicas maravilhosas pra gente né! é por isso que adoro seu Blog!!!
Bom, meus cabelos precisam de uma atenção especial pois faço luzes e isso detona os fio né rs''' raiz oleosa e pontas secas..o caos!

Acredita que eu também tenha essa mania de usar vários shampoos e condicionadores rsrs''''
Eu também li em uma revista, pode até ter sido a mesma rs' mas nem me lembro qual foi!

Adorei lindona, parabéns pela matéria ;)
beijos

Luh

http://luanaflordemulher.blogspot.com

Pâm

Dicas maravilhosas!
Não tem coisa melhor que deixar as madeixas em dia né!?

Bjinhos ;*

Pâm
http://chiqueatodaprova.blogspot.com

Ҩ. luana oliveira !

leegal,cuidar dos cabelos tem que ser sempre o mais importante de tuudo nér ? :]
www.paradateen1.blogspot.com
coooooomennta ?

Priscila Mayumi

Seus post como sempre super completos né Sami, então dos produtos que você disse que usa, eu só usei o Trésseme que por sinal é MARAVILHOSO, a marca veio realmente para arrebentar no Brasil!
Adorei as dicas!!!
Antes não cuidava taanto do cabelo, mas agora que ele está GIGANTE não dá né rs =D
www.belezadediva.blogspot.com

Beeeijos!

Tami Nascimento

to querendo esse tresemmé
será que é bom?

http://entrerendasepaetes.blogspot.com

Valquíria

Obrigada por participar, tá chegando o dia hhehehehe
Bjos!

Arinalva

Tem que cuidar do cabelo né, é a moldura do rosto, tenho cuidado mais do meu, e faço uma reconstrução sempre, ele melhorou bastante, adorei suas dicas.
bjs

www.mademoisellebahia.blogspot.com

Mari Ayumi

Adoro cuidar das minhas madeixas.
Muito boas as dicas floor!

Beijos
allaboutteeen.blogspot.com

Maldita Beleza

Uau, quanta coisa!
adorei todas as dicas tbm ;D

Beijos
http://www.malditabeleza.com
@malditabeleza

Kawanny Arruda

Adorei suas dicas, os produtos que você citou realmente são ótimos adorei mesmo <3, Beijos.

http://wwwgertiegirlcom.blogspot.com/

Claudia Guillen

adorei as dicas!!
Beijos linda
http://www.cacau-makeup.blogspot.com/

Thatai

Muiito boas as dicas... adorei o blog. seguindo
beijos da Thatai
http://bloogdathatai.blogspot.com/

Thamires

oi, também já li que não é bom acostumar os cabelos com um shampoo, é bom variar sempre, o difícil é escolher, já que existem tantas marcas!
tô seguindo!!!

maria-bunita.blogspot.com
dá uma passadinha lá, vou adorar sua visita!

bjos

Mariana Araújo

Você tem toda razão Sâmia, cuidar dos fios nesse período é essencial. Eu ando paranoica com meu cabelo, pq uso muita química, e os agentes externos também agridem bastante, então já viu né? rs

http://belezapuraonline.blogspot.com/

Novo Comentário

>> Por favor, tenha um mínimo de CONSIDERAÇÃO com o blogueiro, e ao menos LEIA o post antes de comentar, ok? Obrigada pela visita! ♥